Além dos testes realizados pelos estudantes, alguns questionários devem ser respondidos por outros profissionais da educação para contextualizar as notas obtidas.

Os secretários estaduais e municipais respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.

Diretores de escolas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio participantes do Saeb fornecem dados sobre o perfil e a experiência dos gestores escolares, as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura do estabelecimento. O conjunto de perguntas permitirá conhecer mais sobre a realidade da educação nas escolas.

Professores acrescentam informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como nível socioeconômico, participação da família e atividades pedagógicas desenvolvidas.

 

Veja como foram os questionários aplicados em 2019:

 

Representatividade dos Questionários

De modo a garantir a qualidade dos dados apresentados sobre os questionários do Saeb e preservar ainda mais a identidade dos respondentes (o Inep não divulga resultados nominais), o QEdu definiu algumas 3 regras para apresentação dos dados dos questionários.

  • Questionários de professores e diretores não são exibidos no nível de escola pois permitiria facilmente a identificação da identidade dos respondentes;
  • Questionários de professores e diretores não são exibidos em municípios se este tiver menos do que 3 escolas participantes no saeb. A justificativa é a mesma da apresentada na regra 1.
  • Qualquer questionário só é exibido se houver pelo menos 50% de questionários respondidos. Ou seja, se o questionário foi aplicado para 100 alunos, pelo menos 50 devem tê-lo respondido para que seja exibido.

Nota técnica

Até 2015 os dados apresentados não consideram dados mascarados em nenhum dos níveis Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Ou seja, quando uma cidade ou escola tem seus dados mascarados pelo INEP, não consideramos esses dados na seção Brasil e Estado, além da própria seção escola ou município. Isso por sua vez não compromete os dados finais apresentados, porém estamos publicando essa nota para dar transparência e elucidar alguma dúvida referente aos dados publicados.

A partir de 2017 a regra foi alterada, onde passamos a considerar a nível municipal, estadual e Brasil, caso a amostra para estes níveis seja considerada adequada pelo INEP.

Todos os dados de questionários são apenas da rede pública, o que portanto exige que não considerem as respostas da amostra Saeb.