Em 2021, o Iede formou a primeira turma da Rede Multiplicadores do QEdu. Com educadores e gestores educacionais de mais de 20 estados brasileiros, a Rede foi criada para estimular o uso de dados educacionais, e assim, transformar a realidade da educação no país. Esses profissionais foram formados para apresentar a plataforma e demonstrar a maneira como ela pode ser utilizada para ajudar as suas secretarias/escolas.

Para se formar como Multiplicador QEdu, os participantes tiveram de apresentar três ações sobre boas práticas em educação. Uma dessas ações foi a apresentação de boas experiências em suas respectivas redes e escolas. Nesse post, trazemos três dessas experiências exitosas.

 

Thaísa Landim – Ferraz de Vasconcelos – SP

Avaliações Unificadas do município de Ferraz de Vasconcelos

“Ferraz de Vasconcelos -SP realiza Avaliações Unificadas de Língua Portuguesa e Matemática na rede municipal de ensino para os anos iniciais. Neste processo, utilizamos as Matrizes de referência SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica e SARESP Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A aplicação acontece ao final de cada bimestre e os professores preenchem planilhas de verificação acertos/erros. Neste sentido, conseguem planejar estratégias de melhoria com acompanhamento pedagógico.

No ano de 2019 participei do 29º FÓRUM ESTADUAL realizado de 11 a 13 de março no município de Atibaia-SP, no qual me apaixonei pela plataforma QEdu. A partir disso, disseminei o uso do QEdu Redes em reunião com os diretores do município de Ferraz. As Unidades Escolares estruturam o plano de ação de acordo com as pesquisas da plataforma, realidade escolar e avaliações unificadas”.

 

Osmar Cícero da Silva – Lucas do Rio Verde – MT

Avaliação Educacional da Rede Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde

“Em nosso município, Lucas do Rio Verde-MT, é prática há alguns anos a realização de Avaliação Educacional na rede municipal de ensino.

Neste processo, ocorre a composição de uma comissão, professores efetivos da rede, que elaboram as avaliações, sendo a aplicação das mesmas feita pelos professores regentes e/ou das áreas avaliadas Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos gerais.

A partir dos resultados obtidos pelos estudantes é possível o replanejamento de ações para melhorias nos processos educacionais: a Assessoria Pedagógica faz juntamente com as equipes gestoras a análise dos resultados para que os coordenadores possam fazer a intervenção pedagógica com os grupos que ficam sob sua responsabilidade.

Essa prática permite à Secretaria Municipal de Educação conhecer de forma mais estruturada os resultados da rede”.

 

Karla Nascimento – Açailândia – MA

Formação Continuada de Professores, Oficina de Elaboração de Itens e Projeto Reforço Escolar

A Secretaria Municipal de Educação do município de Açailândia, SME, a partir do seu quadro técnico pedagógico, mapeia uma série de iniciativas com base em dados educacionais: destacam-se a Formação Continuada de Professores, a Oficina de Elaboração de Itens e o Projeto Reforço Escolar.

Conheça cada um deles nesse documento da multiplicadora Karla: https://bit.ly/34A8IQW.

Autor

  • Lucas Landin

    Mestre em Gestão de Políticas Públicas (Universidade do Chile). Desde 2021, integra a equipe da Coordenação de Plataformas do QEdu, no Iede.

    Ver todos os posts