Indicador de Nível Socioeconômico (Inse): o que é?
O Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) é uma métrica crucial para entender como o contexto socioeconômico influencia o desempenho dos alunos no Brasil. Criado a partir de dados do Saeb, o Inse contribui para a análise das desigualdades e seu impacto na educação, auxiliando na criação de políticas mais justas e eficazes.
O que é o Inse?
O Inse é construído a partir dos resultados obtidos nos questionários dos estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio no Saeb e que tenta mensurar a realidade socioeconômica dos alunos. Seu objetivo é contextualizar os resultados da avaliação de forma a permitir a mensuração do impacto da desigualdade socioeconômica no processo de ensino e aprendizagem.
O Inse nasceu em 2011, sob influência de uma onda de estudos acadêmicos sobre os impactos da desigualdade socioeconômica no aprendizado. Entre eles, o estudo mais influente e que deu as bases da metodologia do Inse foi o trabalho “O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras”, realizado pelos pesquisadores Maria Teresa Gonzaga Alves e José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Instituto Unibanco.
Desde então, o Inep calcula e divulga periodicamente o Inse de todos os estados, municípios e escolas do Brasil.
Metodologia de cálculo do Inse
O cálculo do Inse é feito a partir das respostas dos alunos em um conjunto específico de perguntas dos Questionários do Saeb. No Saeb 2021, por exemplo, o itens utilizados para medir o nível socioeconômico dos alunos foram os seguintes:
Longe de ser aleatória, a escolha desses itens foi baseada em uma série de evidências da literatura acadêmica que apontam dois fatores específicos como boas medidas do contexto socioeconômico de um estudante: 1) a escolaridade dos pais e 2) a posse de determinados bens e o acesso a determinados serviços.
Conforme novas tecnologias surgem e o acesso a elas se expande, o Inep busca atualizar constantemente os bens e serviços medidos no questionário, de forma que continuem sendo bons indicadores de renda. É por isso que, por exemplo, a mensuração da posse de smartphones com acesso à internet e o acesso a serviços de streaming (TV por internet, no questionário) foi introduzida no Saeb 2021.
As respostas dos estudantes a essas questões são processadas pelo Inep, que utiliza técnicas estatísticas baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse processamento gera uma pontuação em uma escala de 1 a 10, onde pontuações mais altas indicam maior renda familiar estimada do aluno. Contudo, essa escala sozinha não reflete plenamente a desigualdade socioeconômica entre os estudantes.
Para oferecer uma visão mais precisa, o Inep agrupa as pontuações em 8 Níveis Socioeconômicos. Esses níveis são determinados com base na similaridade das respostas a perguntas específicas e na diferença entre as pontuações individuais e a média nacional.
Essa abordagem permite traduzir de forma mais realista e contextualizada a diversidade socioeconômica que o Inep busca medir.
Escala dos níveis socioeconômicos do Inse
Cada um dos níveis socioeconômicos do Inse recebe uma descrição qualitativa do Inep para que possam ser melhor interpretados pelos usuários não especializados. Essa descrição é construída a partir das similaridades identificadas nas respostas dos alunos daquele nível aos questionários do Saeb.
Abaixo, você confere as descrições fornecidas pelo Inep com base nos questionários do Saeb 2021.
Nível | Descrição |
1 | Este é o nível inferior da escala, no qual os estudantes têm dois ou mais desvios-padrão abaixo da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa bens como uma geladeira, uma televisão, um banheiro e um celular com internet, sendo que eles não possuem muitos dos bens e serviços pesquisados (computador, TV por internet, carro, wi-fi, mesa para estudar, garagem, forno de micro-ondas, aspirador de pó, máquina de lavar roupa e freezer). Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir um ou dois quartos para dormir e ter escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre até o 5º ano do ensino fundamental incompleto e o ensino fundamental completo |
2 | Neste nível, os estudantes estão entre um e dois desvios-padrão abaixo da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa uma geladeira, uma televisão e um banheiro, sendo que eles não possuem muitos dos bens e serviços pesquisados. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir máquina de lavar roupa, um ou dois celulares com internet, um ou dois quartos para dormir, wi-fi, mesa para estudar e escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre até 5º ano do ensino fundamental incompleto e ensino médio completo. |
3 | Neste nível, os estudantes estão entre meio e um desvio-padrão abaixo da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa uma geladeira, uma televisão, um banheiro, wi-fi e máquina de lavar roupa, sendo que eles não possuem muitos dos bens e serviços pesquisados. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir freezer, TV por internet, dois ou mais quartos para dormir, dois ou mais celulares com internet e a escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre 5º ano do ensino fundamental completo e ensino médio completo. |
4 | Neste nível, os estudantes estão até meio desvio-padrão abaixo da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa uma geladeira, um banheiro, wi-fi, máquina de lavar roupa, TV por internet, freezer e dois ou mais celulares com internet, sendo que eles não possuem alguns dos bens e serviços pesquisados. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir uma ou duas televisões, forno de micro-ondas, garagem, carro, mesa para estudar, um computador, dois ou mais quartos para dormir e escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre 5º ano do ensino fundamental completo e o ensino médio completo. |
5 | Neste nível, os estudantes estão até meio desvio-padrão acima da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa uma geladeira, dois ou mais celulares com internet, um carro, mesa para estudar, wi-fi, TV por internet, garagem, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa e freezer. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir um ou dois banheiros, uma ou duas televisões, dois ou mais quartos para dormir, aspirador de pó, um computador e escolaridade da mãe (ou responsável) variando entre ensino médio e ensino superior completo e do pai (ou responsável) entre ensino fundamental completo e ensino médio completo. |
6 | Neste nível, os estudantes estão de meio a um desvio-padrão acima da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa uma geladeira, dois ou mais celulares com internet, um carro, mesa para estudar, wi-fi, TV por internet, garagem, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa, freezer e aspirador de pó. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir um ou dois banheiros, uma ou duas televisões, dois ou mais quartos para dormir, um ou mais computadores e escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre ensino médio e ensino superior completo. |
7 | Neste nível, os estudantes estão de um a dois desvios-padrão acima da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa três ou mais quartos para dormir, dois ou mais computadores, garagem, mesa para estudar, wi-fi, máquina de lavar roupa, TV por internet, freezer, aspirador de pó, forno de micro-ondas e três ou mais celulares com internet. Algumas respostas não obtiveram maioria, mas indicam que parte dos estudantes afirmou possuir dois ou mais banheiros, um ou mais carros, duas ou mais televisões, uma ou mais geladeiras e escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) variando entre ensino médio e ensino superior completo |
8 | Este é o nível superior da escala no qual os estudantes estão dois desvios-padrão ou mais acima da média nacional do Inse. A maioria dos estudantes respondeu ter em sua casa todas as respostas mais altas sobre os bens, ou seja: duas geladeiras, três ou mais quartos para dormir, três ou mais televisões, três ou mais banheiros, três ou mais celulares com internet, dois ou mais computadores, garagem, mesa para estudar, wi-fi, máquina de lavar roupa, TV por internet, forno de micro-ondas, freezer e aspirador de pó. A escolaridade da mãe (ou responsável) e/ou do pai (ou responsável) é caracterizada por ensino superior completo. |
Leituras úteis
- Inep: Nota Técnica do Inse 2021
- Inep: Notas Técnicas das versões anteriores
- Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME): “O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras“
- QEdu: Resultados dos Questionários do Saeb
Graduado em Letras e Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). No QEdu, atua com levantamento, análise e visualização de dados para a formulação de projetos de impacto social.
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