A leitura é essencial para o aprendizado e a participação na sociedade. Avaliações internacionais ajudam a entender como os estudantes desenvolvem essa habilidade e quais fatores influenciam seu desempenho. Entre elas, o PIRLS se destaca por medir a compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em diversos países. Confira a seguir como essa avaliação funciona e sua importância para a educação.

O que é o PIRLS?

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS – Progress in International Reading Literacy Study, em inglês) é uma avaliação internacional conduzida pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA – International Association for the Evaluation of Educational Achievement). O PIRLS avalia as habilidades de leitura de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade da educação.

A avaliação ocorre a cada 5 anos desde 2001. Em 2021, chegou à sua quinta edição  e  teve a participação do Brasil pela primeira vez. Nessa edição, o PIRLS avaliou cerca de 400 mil alunos espalhados por 65 países e regiões. 

Estrutura do PIRLS

O PIRLS é composto por dois componentes principais: a avaliação da compreensão leitora, feita pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, e uma série de questionários contextuais, preenchidos tanto pelos alunos e por seus responsáveis como por professores e diretores.

Avaliação da compreensão leitora

A avaliação do PIRLS é baseada em uma compreensão de letramento em leitura que dialoga com diversas teorias acadêmicas e é definida como “a habilidade de entender e utilizar as formas da linguagem escrita exigidas pela sociedade e/ou valorizadas pelo indivíduo. Os leitores são capazes de construir sentido a partir de textos em uma variedade de formas. Eles leem para aprender, para participar de comunidades de leitores na escola e na vida diária e por prazer”. 

Para sondar essa capacidade, o PIRLS estrutura a avaliação da compreensão leitora em torno de dois propósitos de leitura principais e de quatro processos de compreensão. Os propósitos de leitura refletem as razões pelas quais as pessoas leem, enquanto os processos de compreensão se referem às habilidades usadas pelos leitores para construir significado a partir dos textos.

Os dois propósitos de leitura no PIRLS são:

  • Leitura para experiência literária: envolve a leitura de textos narrativos, como ficção, para prazer e interesse pessoal. O foco está em temas, eventos, personagens e ambiente.
  • Leitura para obter e utilizar informações: envolve a leitura de textos informativos para aprender e participar da sociedade. Os textos informativos podem apresentar fatos, explicações, argumentos ou instruções.

Já os quatro processos de compreensão que o PIRLS avalia são:

  • Localizar e recuperar informações explícitas: este processo envolve a capacidade de encontrar informações que são apresentadas diretamente no texto.
  • Fazer inferências diretas: envolve a capacidade de conectar informações explícitas no texto para entender ideias que não estão declaradas diretamente.
  • Interpretar e articular ideias e informações:  envolve a capacidade de compreender o significado mais amplo do texto, relacionando as informações com conhecimentos e experiências prévias, e fazendo conexões implícitas.

Avaliar e analisar criticamente o conteúdo e os elementos textuais:  envolve a capacidade de analisar criticamente a estrutura, a linguagem e a intenção do autor, formando opiniões sobre o texto.

Quadro com o nome e a descrição de cada competência do PIRLS dentro dos propósitos de leitura

Elaboração: Iede | Fonte: Inep/MEC

Questionários contextuais

Os questionários de contexto do PIRLS 2021 são projetados para coletar informações sobre cinco influências principais no desenvolvimento da leitura dos alunos: contextos domésticos, escolares, de sala de aula, características dos alunos e contextos nacionais. Os dados são coletados por meio de questionários para pais, diretores, professores e estudantes.

O Questionário Domiciliar, destinado aos pais ou responsáveis, aborda o ambiente doméstico, incluindo línguas faladas, atividades de leitura dos pais, suas atitudes em relação à leitura, além de dados sobre a formação e profissão dos pais. Ele também coleta informações sobre a educação infantil dos alunos e suas primeiras experiências com leitura. 

O Questionário do Professor é preenchido pelos professores de leitura e reúne informações sobre os contextos de sala de aula, como características da sala, tempo de ensino de leitura e abordagens de ensino. Este questionário também incluiu questões sobre as características dos professores, como satisfação na carreira e desenvolvimento profissional.

O Questionário da Escola, respondido pelos diretores, aborda características da escola, como dados demográficos dos alunos, ambiente escolar, recursos e tecnologias disponíveis.

O Questionário do Aluno é respondido pelos próprios estudantes após a conclusão da avaliação de leitura. Este questionário coleta dados sobre o ambiente doméstico dos alunos, suas experiências na escola, como sentimentos de pertencimento e casos de bullying, e seus hábitos de leitura fora da escola. 

O Brasil no PIRLS 2021

Em sua primeira participação, o Brasil alcançou uma pontuação média de 419 na avaliação, superando apenas  África do Sul (288), Marrocos (372), Egito (378) e Jordânia (381), e empatando, na margem de confiança, com Irã (413), Kosovo (421) e Omã (429).

Notas dos países com desempenho mais baixo no TIMSS, com print do QEdu Países

Elaboração: Iede, disponível na íntegra no QEdu Países | Fonte: PIRLS 2021

Esse resultado – como aponta análise feita pelo Interdisciplinaridade e evidências no debate educacional (Iede) – evidencia que os anos iniciais do Ensino Fundamental, embora tenham apresentado os maiores avanços nos resultados do Saeb e do Ideb nos últimos anos no Brasil, ainda requerem grande atenção para alcançar o nível dos países desenvolvidos. A análise do Inep sobre esses resultados apontam ainda que cerca de 38% dos alunos brasileiros se encontram abaixo do nível básico (menos de 400 pontos) na escala do PIRLS.

Print do QEdu Países mostrando os países com as maiores porcentagens de alunos abaixo do nível básico no PIRLS

Elaboração: Iede, disponível na íntegra no QEdu Países | Fonte: PIRLS 2021

Os resultados completos do PIRLS 2021 para todos os países participantes já podem ser acessados no QEdu Países. Os dados incluem a nota média de cada país no PIRLS, a distribuição dos alunos por nível de proficiência e análises segmentadas por sexo, nível socioeconômico e outros recortes.  

Leitura adicional

Iede – Análise dos resultados do Brasil no PIRLS

Iede – A situação dos alunos de baixo nível socioeconômico segundo avaliação internacional de leitura

Inep/MEC – PIRLS 2021: fundamentos teóricos

Inep/MEC – Brasil no PIRLS 2021: sumário executivo

IEA – PIRLS 2021: International Reading Results

Autor

  • Higor Machado

    Graduado em Letras e Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). No QEdu, atua com levantamento, análise e visualização de dados para a formulação de projetos de impacto social.

    Ver todos os posts