Ao longo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem, merecendo destacar que,  desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Destacamos abaixo algumas dessas funções que agregam grande relevância ao exame nos últimos anos.

Acesso às universidades particulares

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.

Acesso às universidade públicas

Um grande marco no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2009. Ele utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poderem concorrer a vagas de qualquer região.

Para as edições do SiSU em 2021 foram ofertadas mais de 260.000* vagas em cursos superiores por universidades federais, estaduais e institutos federais em todo o Brasil. Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.

Certificação do Ensino Médio

Jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem obter a certificação de conclusão desta etapa de ensino utilizando apenas a nota do Enem desde 2012.

Intercâmbio internacional

Muitas universidades fora do país utilizam a nota do Enem para ingressar estudantes brasileiros em cursos de graduação, além de outras etapas dos seus processos seletivos.

 

* Fonte: https://sisu.mec.gov.br/#/relatorio#onepage