Saeb: Matriz de Referência dos Descritores de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Abaixo, você encontra os descritores de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Saeb.
As duas matrizes dizem respeito às provas aplicadas ao 9º ano Ensino Fundamental, única etapa a participar das avaliações de Ciências. Veja também a matriz de referência dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática.
Para entender melhor os resultados da prova, confira também a Escala de Proficiência e os percentuais de Aprendizado Adequado no Saeb pra todos os estados, municípios e escolas no QEdu!
Descritores de Ciências Humanas
Na matriz de referência de Ciências Humanas, os descritores são divididos em dois eixos: os Eixos do Conhecimento e os Eixos Cognitivos.
Os Eixos do Conhecimento representam temas específicos dentro das Ciências Humanas que os alunos aprendem ao longo do Ensino Fundamental. Cada um dos 6 eixos abaixo avalia o conhecimento do aluno sobre diversos subtemas e aspectos que se encaixam nele.
Já os Eixos Cognitivos representam os diferentes níveis de “demandas cognitivas” que o aluno é capaz de atender. Em outras palavras, eles medem o quão bem os alunos conhecem um tema específico do Eixo do Conhecimento e quanto eles são capazes de operacionalizar esse conhecimento.
Os eixos cognitivos estão organizados em nível crescente de complexidade. Isso significa que cada um demanda do aluno novas operações cognitivas construídas sobre as do eixo anterior, da seguinte forma:
- Eixo A: requer que o aluno seja capaz de memorizar e identificar conceitos, fenômenos, processos etc;
- Eixo B: além de memorizar e identificar, requer que o aluno produza análises sobre o conhecimento por meio de comparações, diferenciações etc., chegue a conclusões e estabeleça relações de causa e efeito;
- Eixo C: além de analisar, o aluno deve ser capaz de se posicionar criticamente frente a outras análises e soluções já existentes e construir raciocínios com base em critérios e hipóteses.
Eixos do Conhecimento | Eixos Cognitivos | ||
A Reconhecimento e Recuperação | B Compreensão e Análise | C Avaliação e Proposição | |
1. Tempo e espaço: fontes e formas de representação | A1 | B1 | C1 |
2. Natureza e questões socioambientais | A2 | B2 | C2 |
3. Culturas, identidades e diversidades | A3 | B3 | C3 |
4. Poder, Estado e instituições | A4 | B4 | C4 |
5. Cidadania, direitos humanos e movimentos sociais | A5 | B5 | C5 |
6. Relações de trabalho, produção e circulação | A6 | B6 | C6 |
Para conhecer melhor os itens de cada um dos eixos da matriz de Ciências Humanas, confira a publicação oficial do Inep.
Descritores de Ciências da Natureza
A matriz de Ciências da Natureza funciona de forma bastante parecida com a de Ciências Humanas.
Ela também é divida entre os Eixos do Conhecimento e os Eixos Cognitivos e utiliza o primeiro grupo para delimitar os temas avaliados – neste caso, divididos em apenas 3 grandes tópicos, e o segundo grupo para medir a profundidade e a complexidade das demandas cognitivas.
No caso das Ciências da Natureza, a progressão das demandas cognitivas pode ser entendida da seguinte forma:
- Eixo A: requer que o aluno identifique e descreva elementos fundamentais dos processos naturais e fenômenos de cada tópico;
- Eixo B: além de identificar e reconhecer, o aluno deve comparar e contextualizar processos e fenômenos e estabelecer relações hierárquicas e causais;
- Eixo C: além de analisar os processos e fenômenos, o aluno deve ser capaz de deduzir e inferir resultados e propor soluções para problemas dentro de cada tópico e avaliar criticamente soluções existentes com base em conceitos e evidências das disciplinas de Ciências da Natureza
Eixos do Conhecimento | Eixos Cognitivos | ||
A | B | C | |
1. Matéria e Energia | A1 | B1 | C1 |
2. Vida e Evolução | A2 | B2 | C2 |
3. Terra e Universo | A3 | B3 | C3 |
Você também pode encontrar informações mais detalhadas sobre cada um dos eixos da matriz de Ciências da Natureza na publicação oficial do Inep.
Comentários