De acordo com a definição oficial do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consiste em um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Hoje, o Saeb é o maior e mais utilizado sistema de avaliação da Educação Básica do País, produzindo um diagnóstico de fôlego da situação educacional das milhares de redes de ensino brasileiras. Ele é realizado a cada 2 anos e já passou por diversas reestruturações ao longo do tempo.

O Saeb considera que a qualidade do sistema educacional é produto de uma combinação de fatores que não abrangem apenas questões pedagógicas. Por isso, ele busca avaliar a educação brasileira por meio de sete atributos principais, conforme disposto na portaria do Inep:

  1. Atendimento escolar (o quão amplo é o atendimento das redes de ensino);
  2. Ensino e aprendizagem;
  3. Investimento;
  4. Profissionais da educação;
  5. Gestão;
  6. Equidade;
  7. Cidadania, direitos humanos e valores. 

Para que serve o Saeb?

O Saeb tem como objetivo principal diagnosticar a qualidade da Educação Básica no Brasil. Por meio das avaliações do Saeb, é possível obter informações precisas sobre o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e inglês.

O Saeb também é utilizado para comparar o desempenho dos estudantes de diferentes regiões, redes de ensino e escolas. Essas informações podem ser utilizadas para identificar as desigualdades educacionais existentes no País e para orientar ações de melhoria da qualidade do ensino.

Além disso, o Saeb é utilizado para calcular indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Nível Socioeconômico (Inse). O Ideb é um indicador que mede a qualidade da Educação Básica em todo o país. O Inse é um indicador que mede o nível socioeconômico dos estudantes.

Cálculo do Ideb e Inse

O Saeb fornece dados que são essenciais para o cálculo do Ideb, um indicador que avalia a qualidade da educação básica no país. Esse índice leva em consideração o desempenho dos estudantes nas avaliações do Saeb, bem como as taxas de aprovação.

Ele também é utilizado para calcular o Inse, um indicador que mede o nível de escolaridade e o rendimento da família dos alunos. O Inse é calculado a partir das respostas dos estudantes aos questionários contextuais do Saeb, que abordam renda familiar, posse de bens, contratação de serviços de trabalhadores domésticos pela família, assim como o nível de escolaridade dos pais ou responsáveis.

Diagnóstico do Desempenho dos Estudantes

O Saeb é utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes disciplinas e competências, permitindo um diagnóstico detalhado das habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, bem como das lacunas no aprendizado que devem ser trabalhadas.

Além disso, também fornece dados desagregados, permitindo análises detalhadas sobre o desempenho de diferentes grupos, como gênero, raça e região. Isso é fundamental para promover a equidade educacional e identificar disparidades que precisam ser enfrentadas.

Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas Públicas:

As informações do Saeb são utilizadas na formulação e ajuste de políticas públicas educacionais, assim como para monitorar a evolução do desempenho educacional ao longo do tempo, possibilitando análises de tendências que ajudam na avaliação da eficácia de políticas educacionais e na identificação de áreas que necessitam de melhorias contínuas.

Estrutura do Saeb

O Saeb é composto por duas partes principais: os testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas e os questionários contextuais respondidos por alunos e funcionários de escolas públicas e privadas. 

Testes de Habilidades

O grande foco do Saeb sempre foi avaliar as habilidades em Língua Portuguesa (com ênfase em leitura) e Matemática (concentrando-se na resolução de problemas), direcionadas para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, assim como para a 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Contudo, a partir de 2019, o Saeb expandiu suas fronteiras, incorporando avaliações para a Educação Infantil e ampliando o escopo para incluir habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. 

Além disso, passou a avaliar competências em Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental. Essa expansão reflete o compromisso do Saeb em abranger todas as etapas educacionais, proporcionando uma visão abrangente do panorama educacional. 

Na página Aprendizado do QEdu, você pode conferir a média dos resultados dos testes do Saeb para todos os estados e municípios do Brasil. 

Questionários Contextuais

Além da aplicação dos testes, os alunos participantes, assim como os professores, diretores e secretários de Educação são convidados a preencher um questionário abordando diversos aspectos. Essas perguntas abrangem tópicos que vão desde informações pessoais dos alunos até informações sobre o processo de ensino e a dinâmica da escola. 

Paralelamente, um questionário específico sobre a instituição é preenchido por um avaliador externo. Esses instrumentos de coleta de dados desempenham um papel crucial ao fornecer informações abrangentes sobre a vida escolar, o contexto socioeconômico e o capital social e cultural dos alunos, enriquecendo a compreensão do ambiente educacional de maneira holística.

Os resultados dos questionários do Saeb também estão disponíveis no QEdu para todos os estados e municípios.

Matrizes de Referência

As matrizes de referência do Saeb são documentos elaborados pelo próprio Inep que orientam a construção dos itens da avaliação – as questões que os alunos respondem. 

Elas especificam quais habilidades e competências os alunos devem demonstrar em cada tema e tópico, com base na legislação brasileira e em consulta a professores, gestores educacionais e pesquisadores especialistas em educação. 

Até 2019, as matrizes utilizadas eram as elaboradas em 2001. Desde então, o Inep começou a adaptar as matrizes de referência ao desenvolvimento de competências previsto pela BNCC.

Escalas de Proficiência

As escalas de proficiência são uma espécie de régua que divide os itens da prova em níveis de competência, com base na probabilidade de um estudante com desempenho acima de um determinado patamar acertar uma questão baseada naquele item e vice-versa.

Exemplo: os 4 primeiros níveis da Escala de Proficiência em Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Inep

Uma breve história do Saeb

Desde sua criação em 1990, o Saeb passou por uma notável evolução. Inicialmente focado nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas, o Saeb expandiu sua abrangência ao longo dos anos, incorporando metodologias inovadoras, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) em 1995 e a aplicação das Matrizes de Referência em 1997. 

Ao longo das décadas, houve ajustes no foco das avaliações, com períodos dedicados a diferentes áreas de conhecimento. Confira abaixo as principais mudanças ocorridas ao longo das edições do Saeb.

1990

Primeira edição do Saeb

 

Marca o início dos esforços do Governo Federal para avaliar sistematicamente a Educação Básica em larga escala.

 

  • Público-alvo
    • 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do Ensino Fundamental. 
  • Abrangência: 
    • Amostral (escolas públicas). 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Ciências Naturais;
    • Redação. 

1995

Uma nova metodologia 

Em sua 3ª edição, o Saeb passa a adotar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na construção e avaliação dos resultados dos testes. Essa edição marca também o início da aplicação dos Questionários Contextuais, para melhor compreender a situação dos alunos.

 

  • Público-alvo
    • 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental;
    • 3ª série do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral (escolas públicas e privadas). 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática. 

1997

Aplicação das Matrizes de Referência 

Os itens dos testes passaram a ser elaborados a partir de matrizes de referência próprias para cada área avaliada. O desempenho passa a ser analisado e classificado em níveis de competência associados a momentos específicos do ciclo escolar, com base nessas matrizes.

 

  • Público-alvo
    • 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental;
    • 3ª série do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral (escolas públicas e privadas) 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Ciências Naturais. 

2001

Mudança de foco

A partir desta edição, o foco da avaliação passou a ser as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Também houve a atualização das matrizes  de referência.

 

  • Público-alvo
    • 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental;
    • 3ª série do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral (escolas públicas e privadas) 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática. 

2005

Reestruturação das avaliações

A Portaria Ministerial n.º 931, de 21 de março de 2005 altera o formato de todo o Saeb. Ele passa a ser formado pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) – a famosa Prova Brasil.

A Anresc introduz a avaliação censitária ao Saeb, passando a avaliar todos os estudantes de escolas públicas que atendiam a um único critério: pelo menos 30 matrículas nos anos iniciais ou finais do ensino fundamental.

 

  • Público-alvo
    • 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental; 
    • 3ª série do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral 
      • Escolas privadas de Ensino Fundamental;
      • Escolas públicas e privadas de Ensino Médio.
    • Censitária
      • Escolas públicas de Ensino Fundamental. 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática. 

2007

Nasce o Ideb

Nesta edição, o Inep calcula pela primeira vez o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), cruzando a média de desempenho dos alunos de cada escola com os dados de rendimento coletados pelo Censo Escolar. O índice também foi calculado de forma retroativa para a edição anterior.

 

  • Público-alvo
    • 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental;
    • 3ª série do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral 
      • Escolas privadas de Ensino Fundamental
      • Escolas públicas e privadas de Ensino Médio
    • Censitária 
      • Escolas públicas de Ensino Fundamental 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática. 

2013

Alfabetização e a volta das Ciências

Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) passou a compor o Saeb, expandindo a abrangência do exame para o 3º ano do Ensino Fundamental. Também retornaram à avaliação, de forma experimental, provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, aplicadas ao 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, embora os resultados não tenham sido divulgados.

 

  • Público-alvo
    • 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
    • 3ª e 4ª séries do Ensino Médio 
  • Abrangência
    • Amostral 
      • Escolas privadas de Ensino Fundamental;
      • Escolas públicas e privadas de Ensino Médio.
    • Censitária
      • Escolas públicas de Ensino Fundamental. 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Alfabetização;
    • Ciências da Natureza; 
    • Ciências Humanas. 

2017

Abrangência censitária em expansão

A abordagem Censitária se expande para a 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas e para as escolas privadas que aderiram à essa medida.

 

  • Público-alvo
    • 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
    • 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. 
  • Abrangência
    • Amostral 
      • Escolas privadas de Ensino Fundamental;
      • Escolas privadas de Ensino Médio não aderentes;
    • Censitária 
      • Escolas públicas de Ensino Fundamental
      • Escolas públicas de Ensino Médio; 
      • Escolas privadas de Ensino Médio aderentes. 
  • Áreas do conhecimento avaliadas
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática. 

2019

Adequação à BNCC

Próximo de seu aniversário de 30 anos, o Saeb passa por uma importante reestruturação de suas matrizes de referência, visando maior alinhamento com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A mudança começou focada em reestruturar as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do 9º ano, para não impactar o cálculo do Ideb.

 

  • Público-alvo
    • Creches e pré-escolas; 
    • 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; 
    • 3ª e 4ª séries do Ensino Médio 
  • Abrangência
    • Amostral
      • Escolas públicas de Educação Básica
      • Escolas públicas e privadas do 2º ano
      • Escolas privadas de 5º e 9º anos 
      • Escolas públicas e privadas de 9º (testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas)
      • Escolas privadas de 3ª e 4ª série do Ensino Médio
    • Censitária
      • Escolas públicas de 5º e 9º ano;
      • Escolas públicas de 3ª e 4ª série;
      • Escolas privadas de 3ª e 4ª série aderentes. 
  • Áreas do conhecimento avaliadas:
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Alfabetização;
    • Ciências da Natureza;
    • Ciências Humanas.

 

Linha do tempo do Saeb

Fonte: Inep | Elaboração: Iede

Dúvidas Frequentes

Quais escolas participam do Saeb?

De acordo com Artigo 5º da portaria 267/2023 do INEP, o público-alvo do Saeb são:

“I – Escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º ano, no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio;

II – Instituições privadas, públicas e conveniadas com o poder público, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil.”

 

A portaria também determina, no Artigo 6º, que algumas turmas escolares atualmente estão excluídas da população avaliada, quais sejam:

“I – Escolas com menos de 10 estudantes matriculados nas etapas do Ensino Fundamental e Médio;

II – Turmas multisseriadas;

III – Turmas de correção de fluxo;

IV – Turmas de Educação de Jovens e Adultos;

V – Turmas de Ensino Médio Normal/Magistério;

VI – Classes, escolas ou serviços especializados de Educação Especial não integrantes do ensino regular;

VII – Escolas indígenas que não ministrem a Língua Portuguesa como primeira língua;”.

A participação no Saeb é obrigatória?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a participação no Saeb só é facultativa às escolas privadas, sendo obrigatória às escolas públicas.

O Saeb e a Prova Brasil são a mesma coisa?

A Prova Brasil – nome mais conhecido da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) – foi aplicada entre 2005 e 2018 de forma complementar ao Saeb, avaliando de forma censitária o aprendizado escolar no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas, de forma censitária. Esses resultados eram usados para diversos fins, como o cálculo do Ideb.

A partir de 2018, porém, o escopo da Prova Brasil foi incorporado aos testes do próprio Saeb e, portanto, oficialmente extinto. Desde então, é por meio do Saeb que o desempenho escolar é medido nacionalmente.