Diante do cenário da pandemia do Covid-19, foi necessário adaptar e criar estratégias pedagógicas para garantir engajamento no processo de ensino-aprendizagem na educação. Nessa perspectiva, a Escola Santa Terezinha, em Petrolina, no sertão pernambucano, desenvolveu, em abril de 2021, o podcast Santa Escuta, ação voltada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da escola.

A ação faz parte do projeto Leia+, projeto multidisciplinar que tem como objetivo incentivar a leitura pelos alunos de todas as etapas de ensino presentes na escola: anos iniciais, finais e EJA. De acordo com a equipe responsável, o podcast foi inserido especificamente nas turmas da EJA pela necessidade de integração dos alunos nas ações escolares, haja vista que a rotina e responsabilidades desses alunos são bem diferentes dos alunos do ensino básico.

Os episódios abordam assuntos que fazem parte do contexto desses estudantes, como pandemia, desafios do ensino remoto, alimentação e saúde, vivências dos estudantes, entre outros. O podcast foi estruturado para o ano de 2021 mas já prevê atuação na escola no próximo ano. “O prosseguimento do podcast é uma ideia que já começa a rondar nossas discussões de planejamento. Trabalhar com diferentes formatos e mídias é algo muito relevante para a educação, sobretudo a destinada para jovens e adultos. A certeza se o podcast continuará como prática pedagógica virá no planejamento dos projetos para 2022, mas já é um desejo da equipe”, ressalta o professor Adonias Moraes, um dos professores responsáveis pela produção.

O projeto ganhou o 1º Prêmio Ciência para Educação e será apresentado no 7º Congresso Nacional de Educação em dezembro de 2021.

Os episódios do Santa Escuta estão disponíveis no Youtube e no Spotify.